Logotipo do Planeta Educação

Página Inicial  Login  Fale Conosco 

Fazer busca detalhada

  • PÁGINA INICIAL
  • PLANNETA EDUCAÇÃO
  • Quem Somos
  • Divisões
  • Aprendizagem Sistêmica
  • Futura Educacional
  • Pró-Família
  • Qualificação em Gestão
  • Notícias Institucionais
  • Fale Conosco
  • Localização
  • Loja
  • Trabalhe Conosco
  • COLUNAS
  • Aprender com as Diferenças
  • Assaltaram a Gramática
  • Carpe Diem
  • Cinema na Educação
  • De Olho na História
  • Diário de Classe
  • Dicas de Navegação
  • Gestão e Planejamento
  • Opiniões
  • Educação e Tecnologia
  • Educação Profissional
  • Ensino de Línguas
  • Entrevistando para Saber
  • Filosofando
  • GEPI Online
  • Matemática
  • Pedagogia do Incluir
  • Planeta Cultura
  • Planeta Literatura
  • Universo Escolar
  • MEU PLANETA
  • AVA
  • Informativo
  • Professor Online
  • Webmail
  • legislação educacional
  • Direitos das Crianças e Adoles.
  • FUNDEB
  • LDB
  • PCN
  • PNE
  • Decreto 6.215/07
  • Decreto 6.571/08
  • PROVAS E SIMULADOS
  • JOGOS EDUCACIONAIS
  • PLANETINHA

Planneta Educação


Planeta Literatura (181) artigos
Ordenar artigos por:    Título | Subtítulo | Autor | Data     
  • [ Leonardo Da Vinci, biografia de Walter Isaacson ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ Hannah Arendt e a crise na educação ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ A menina que contava histórias ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ Mídia: Propaganda, política e manipulação ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ Este livro didático é de qualidade? ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ Lima Barreto: Triste visionário ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ A arte cavalheiresca do arqueiro Zen ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ Monteiro Lobato e sua importância para a literatura infantil no Brasil ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ O Cortiço ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ Como incentivar a leitura entre as crianças e adolescentes ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ O Foco Triplo, de Daniel Goleman e Peter Senge ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ Os Contos de Fadas e seus personagens nos dias de hoje... ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ A Literatura nas escolas ]
    Wanda Camargo
  • [ Livros inesquecíveis para as férias das crianças e adolescentes ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ O nascedouro da leitura ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ Pesquisa revela que 30% dos brasileiros nunca comprou um livro ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ Capitães da Areia ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ Por um ano com mais livros: 4 dicas para ler mais em 2016 ]
    Felipe Morais
  • [ 1 bilhão de dólares em 18 meses: A história de Mike Krieger e do Instagram ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ Uma questão de caráter ]
    Taís Cristina Soares
  • [ Pedagogia da Autonomia ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ Sonho Grande ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ Fora de Série – Outliers ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ O Poder do Hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ Aula Nota 10 ]
    João Luís de Almeida Machado

    Pergunte a alunos e professores o que seria para eles uma “aula nota 10”. Você esperaria respostas semelhantes dos dois grupos? Claro que não. Já até posso ouvir alguns leitores dizendo que nem mesmo entre um professor e outro teríamos semelhante retorno, quanto menos ainda esperar que os estudantes devolvam em seus pareceres iguais respostas.

  • [ O prazer da leitura ]
    Wanda Camargo
  • [ Mônica, Cebolinha, Cascão e o hábito de leitura das crianças ]
    Antonio Luiz Rios
  • [ Proponho uma Nova Fase Literária: Um movimento Interativo ]
    Márcia Pitta
  • [ A Ação Social em Harry Potter, Renato Aragão e Ronaldinho Gaúcho ]
    Maria Augusta Ribeiro
  • [ Plágio Consentido ]
    Luiz Carlos Amorim
  • [ O Prazer pela Leitura ]
    Márcia Pitta
  • [ Como os pais podem ensinar leitura para seus filhos ]
    Cristiane Ferreira
  • [ Vamos dar um tempo? ]
    Ana Eduarda
  • [ Os Adultos Merecem Ouvir Contos de Fadas ]
    Rossane Lemos
  • [ Balzaquiana ]
    Sensibilidade, Razão e Equilíbrio
  • [ Bendito Aquele Que Semeia Livros ]
    Wanda Camargo
  • [ Bienal do Livro – Vale a pena? ]
    André Kondo
  • [ Por que não somos bons ouvintes? ]
    Professor Menegatti
  • [ Poesia Instiga a Imaginação da Criança ]
    Sugestão de livro: Jardim de Poesia
  • [ A Rima na Escola, O Verso na História ]
    Maíra Soares Ferreira
  • [ Da Literatura para o Cinema ]
    Guia de 1780 escritores e suas obras adaptadas – Julio Alfradique
  • [ Mente Saudável e criativa ]
    Desenvolver uma boa saúde mental através de jogos inteligentes é o objetivo de “Estimule seu Cérebro”, novo livro da Ediouro/Coquetel
  • [ Um minuto de silêncio para os livros de papel ]
    Marcos Hiller
  • [ Caminhos e Descaminhos da Educação ]
    Paulo Nathanael Pereira de Souza
  • [ Incentivar o gosto dos alunos pela leitura é uma das missões dos professores, defende educadora ]
    Vera Lúcia Pereira dos Santos
  • [ O que é Educação Inclusiva ]
    Emílio Fiqueira
  • [ Toby e os Mistérios da Floresta ]
    Gisele Pecchio Dias
  • [ Conversando Sobre Educação Inclusiva com a Família ]
    Emílio Figueira
  • [ A Psicanálise dos Contos de Fadas: O Discurso Inconsciente nos Contos de Fadas ]
    Valéria Cristina Fernandes Melo
  • [ Como Restaurar a Paz nas Escolas ]
    Antonio Ozório Nunes
  • [ Poesia em Sala de Aula ]
    Isabel Furini
  • [ Refletindo sobre a alomorfia presente nos contos “Banzo e “Meu tio, o Iauaretê” ]
    Deise Maria Gonçalves Paula Dariva
  • [ As Diferenças entre os Jogos de Entretenimento e os Educativos ]
    7 princípios para projetar jogos educativos eficientes
  • [ Tecnologias que Educam ]
    Fábio Câmara e Gregorio Ivanoff
  • [ Um Pequeno Livro com Grande Conteúdo para a Educação ]
    Doutor Rubens Castro
  • [ Que tal voltar no tempo e entender um dos maiores pensadores da história? ]
    Editora Omni lança Walter Benjamin – Rumo a uma Crítica Revolucionária, fascinante leitura que retoma principais conceitos da Escola de Frankfurt
  • [ Um Breve Ensaio: As Relações Dialógicas Entre os Romances “Jane Eyre” e “Ciranda De Pedra” ]
    Professor Rogério Lobo Sáber
  • [ Por que lemos literatura? ]
    Isabel Furini
  • [ A escola mudou! ]
    Que mude a formação de professores!
  • [ O Belo como Obra-Prima da Vida ]
    Paulo Castro
  • [ Benquerer bem amar ]
    Elizete Lisboa
  • [ Eu e a Poesia na Sala de Aula ]
    Paulo Castro
  • [ Andreotti e os livros que nunca serão escritos ]
    Uma pequena homenagem aos gênios desconhecidos!
  • [ O que fazer com o conteúdo violento dos contos de fadas ]
    Rossane Lemos
  • [ O Leitor, de Bernhard Schlink ]
    Leonardo Campos
  • [ Resumo do Livro Palmo A Palmo ]
    Tradução e Resumo de Sonia B. Hoffmann
  • [ A Acessibilidade nas mãos e coração de Gisele Pecchio ]
    Coleção Toby e Uma aventura na Amazônia – Raycha
  • [ Sinopse do livro Educação Musical e Deficiência ]
    Propostas Pedagógicas
  • [ Caros Amigos entrevista o educador Moacir Gadotti ]
    “Educação é o maior entrave do desenvolvimento brasileiro”
  • [ Seja um literato ]
    Paulo Castro
  • [ Revista Brasileira de Tradução Visual ]
    RBTV
  • [ Lei de Cotas ]
    Livro fala sobre mercado de trabalho para profissionais com deficiência
  • [ Honrar a Criança - Como transformar este mundo ]
    Raffi Cavoukian e Sharna Olfman
  • [ Diversificar é preciso ]
    Instrumentos e técnicas de avaliação de aprendizagem
  • [ Tornar a Educação Inclusiva ]
    Livro com download gratuito
  • [ Bullying ]
    Estratégias de sobrevivência para crianças e adultos
  • [ Favorecendo a Inclusão pelos Caminhos do Coração ]
    Maria Dolores Fortes Alves
  • [ Meu amigo especial ]
    Editora Danprewan
  • [ Os livros que tratam de temas delicados ]
    Alcoolismo e suicídio são temas que os autores infanto-juvenis já não evitam
  • [ O Caso do Tipógrafo ]
    Emilio Figueira
  • [ Construindo as Trilhas Para a Inclusão ]
    Marcio Gomes
  • [ Livro na roda ]
    Leitura para todos
  • [ Anchovinha e a preservação do mar ]
    Carlos Secchin
  • [ Queria brincar de mudar meu destino ]
    Jovem supera deficiência física e paralisia cerebral e lança livro
  • [ Carlos, menino poeta ]
    Livro convida crianças a mergulharem na poesia de um mineiro apaixonado pelas palavras
  • [ Vai Encarar? ]
    A nação (quase) invisível de pessoas com deficiência
  • [ Interterritorialidade - mídias, contexto e educação ]
    Ana Mae Barbosa e Lilian Amaral
  • [ Memória em Branco e Negro: olhares sobre São Paulo ]
    Editora UNESP
  • [ Caminhada ]
    Catarina de Almeida Garret Caramuru
  • [ Cultura de Paz – Educação do novo tempo ]
    Livro lançado pela Editora Universitária destaca a Cultura de Paz
  • [ Os Infames da História: Pobres, Escravos e Deficientes no Brasil ]
    Jorge Márcio Pereira de Andrade
  • [ Em busca da chave mágica ]
    Paulo Fernando de Castro
  • [ Bullying e desrespeito ]
    Como acabar com essa cultura na escola
  • [ Lançamento de livros sobre criança com deficiência ]
    Inclusão social de crianças com deficiência
  • [ Auto da Compadecida ]
    Na antessala do Céu e/ou do Inferno
  • [ Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas ]
    Acessibilidade
  • [ Nós temos Direitos Humanos ]
    Produzido pelo Projeto Harvard sobre Deficiência
  • [ Sexualidade, Cinema e Deficiência ]
    Organizadores: Francisco Assumpção Jr. e Thiago de Almeida
  • [ Na Língua dos Bichos ]
    Temple Grandin
  • [ Livros infantis em Braille ]
    Inclusão
  • [ Desigualdades raciais, racismo e políticas públicas ]
    120 anos após a abolição
  • [ O modelo social da deficiência ]
    CERMI - Comitê Espanhol de Representantes de Pessoas com Deficiência
  • [ Projeto Político-Pedagógico ]
    Construção e implementação na escola
  • [ Anatomia da diferença ]
    Degustando a orelha (do livro)
  • [ Tigre Albino ]
    Sérgio Capparelli, Regina Zilberman, Maria da Glória Bordini
  • [ Design para a inovação social e sustentabilidade (Livro e DVD) ]
    Apresentação
  • [ Nova Ortografia da Língua Portuguesa ]
    A padronização do ensino de Língua Portuguesa
  • [ Itinerários da Inclusão Escolar ]
    Múltiplos Olhares, Saberes e Práticas
  • [ Mulheres Negras do Brasil ]
    Superando o preconceito
  • [ Desenvolvimento sustentável, que bicho é esse? ]
    Livro propõe discussão de problemas ambientais
  • [ Coisa de criança ]
    Entendendo melhor o mundo infantil
  • [ Caminhando em Silêncio ]
    A história das pessoas com deficiência no Brasil
  • [ Será o Benedito? ]
    O preconceito racial na escola
  • [ A Lição Final ]
    Realize seus sonhos
  • [ Na sala de aula com a sétima arte ]
    Aprendendo com o cinema
  • [ Um estudo sobre o Construtivismo de Emilia Ferreiro ]
    Emilia Ferreiro e a alfabetização no Brasil
  • [ Crianças podem criar seu próprio livreto de Cordel ]
    Livro Cordel em arte e versos
  • [ Diversos somos todos ]
    Valorização, Promoção e Gestão da Diversidade nas Organizações.
  • [ Fenômeno Bullying ou Crise de Valores? ]
    Violência entre adolescentes e jovens, o que fazer?
  • [ Fenômeno Bullying ou Crise de Valores? ]
    Violência entre adolescentes e jovens, o que fazer?
    Portanto, o ‘fenômeno Bullying’, designa comportamentos agressivos e anti-sociais, adotado por um ou mais indivíduos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento. São ações intencionais e repetitivas, que causam humilhações, constrangimentos, angústia, medo, vergonha, traumatizando o psiquismo, principalmente das vítimas. Manifesta-se de várias maneiras: física, verbal, moral, sexual, psicológica, material e virtual. (Jamar Monteiro)
  • [ Indisciplina Escolar: Causas e Sujeitos ]
    Abaixo a “educação bancária”!
  • [ Por que Heloísa? ]
    Por Marcos Losnak
  • [ Professor bonzinho = Aluno difícil ]
    Coluna Planeta Literatura
  • [ O Quarteto ]
    UM ÓTIMO LIVRO PARA SE LER...
  • [ Indisciplina - O contraponto das escolas democráticas ]
    Livro
  • [ A piabinha do Rio das Velhas ]
    Coluna Planeta Literatura
  • [ A corrida para o século XXI: No loop da montanha-russa ]
    Para entender um pouco dessa vida louca dos dias de hoje
  • [ Do golpe ao Planalto ]
    Nos bastidores da Notícia
  • [ Admirável Mundo Novo ]
    O Perfeito e Belo... Frio e Sombrio Futuro
  • [ Céu da Boca ]
    Lembranças saborosas da infância
  • [ Visão e Revisão, Conceito e Pré-Conceito ]
    Cartuns contra a intolerância e o desrespeito aos deficientes
  • [ Um garoto chamado Rorbeto ]
    Pensador com alma e graça de criança...
  • [ Marion e o Grande Circo Onírico ]
    O circo dos sonhos e os sonhos do circo...
  • [ Mídias e Mediação Escolar ]
    Para entender e debater as Mídias no espaço escolar
  • [ Sopro no Corpo ]
    Vive-se de Sonhos
  • [ Filmes para ver e aprender ]
    Novas lições da Sétima Arte
  • [ Açúcar ]
    A história de nossos mais doces hábitos alimentares
  • [ O que Einstein disse a seu cozinheiro ]
    Aprendendo ciências na cozinha
  • [ Atlas Geográfico da Turma da Mônica ]
    Para conhecer o mundo de uma forma divertida
  • [ 101 Atitudes para o estudo inteligente ]
    Cultive hábitos simples e estude com maior eficiência
  • [ Declaração Universal dos Direitos Humanos ]
    Adaptação de Ruth Rocha e Otavio Roth
  • [ O Caçador de Pipas ]
    Em busca de si mesmo
  • [ O Porquê das Coisas ]
    Para reinventar as aulas...
  • [ O Monge e o Executivo ]
    As lições da espiritualidade para o mundo do trabalho
  • [ Asterix, o gaulês ]
    Aprendendo e se divertindo com histórias em quadrinhos
  • [ História das Idéias Pedagógicas ]
    Livro de cabeceira para educadores
  • [ Toda Mafalda ]
    Quadrinhos críticos, charmosos e engraçados
  • [ Poemas para Brincar ]
    Palavras que se transformam em brinquedos
  • [ A Magia do Cinema ]
    Filmes para ver e reverenciar
  • [ Coleção Primeiros Passos ]
    Pra começo de conversa
  • [ Sonhos de Einstein ]
    Quando a ciência e a filosofia dialogam
  • [ Dicionário de Inglês da Turma da Mônica ]
    Estimulando o encontro com a língua inglesa
  • [ O Tesouro das Cantigas para Crianças ]
    Cantando, Brincando e Aprendendo
  • [ Olga ]
    Viver e morrer por nossos ideais
  • [ Entre a Ciência e a Sapiência ]
    Os muitos dilemas da educação
  • [ A História vai ao Cinema ]
    Filmes nacionais entram na sala de aula
  • [ Palestina – Uma Nação Ocupada ]
    Tragédias traduzidas para quadrinhos
  • [ As cinco pessoas que você encontra no céu ]
    O que estamos fazendo de nossas vidas?
  • [ Culturas da Rebeldia ]
    Nós somos jovens, jovens, jovens...
  • [ Cinema e Educação ]
    Quer conhecer melhor essa relação?
  • [ Ensaio sobre a Cegueira ]
    Como uma fábula macabra
  • [ Como não ser enganado nas eleições ]
    Precisamos aprender com urgência
  • [ O Gênio e as Rosas ]
    Contos que resgatam a infância
  • [ Nietzsche em 90 minutos ]
    Uma Autêntica Porta de Entrada
  • [ O Livro de Informática do Menino Maluquinho ]
    Chips, bytes e internet ao alcance de nossas crianças
  • [ Os Simpsons e a Filosofia ]
    Aristóteles, Nietzsche e Kant visitam Springfield
  • [ A Grande Jogada ]
    Manual Construtivista de Como Estudar
  • [ 101 Experiências de Filosofia Cotidiana ]
    Coluna Planeta Literatura
  • [ A Ditadura Envergonhada ]
    Coluna Planeta Literatura
  • [ Lições sobre Amar e Viver ]
    Livro
  • [ O Aurélio com a Turma da Mônica ]
    Coluna Planeta Literatura
  • [ Pais Brilhantes, Professores Fascinantes ]
    Augusto Cury
  • [ Fomos maus alunos ]
    Gilberto Dimenstein e Rubem Alves
  • [ A Última Grande Lição ]
    Coluna Planeta Literatura
  • [ O Cidadão de Papel ]
    De Gilberto Dimenstein
  • [ O Diário de Anne Frank ]
    Coluna Planeta Literatura
  • [ Dicionário Filosófico ]
    Voltaire
  • [ Incidente em Antares ]
    Livro de Érico Veríssimo
  • [ O Menino Maluquinho ]
    Era uma vez um Menino Maluquinho
  • [ O Mundo de Sofia ]
    Coluna Planeta Literatura
  • [ A Revolução dos Bichos ]
    Coluna Planeta Literatura

Ecossistema Vitae Brasil

Copyright © 2016 Planeta Educação - Todos os direitos reservados